segunda-feira, 15 de março de 2010


Vinda para o Brasil


Em Taiwan casou-se com Liang Pei Yu, com quem teve 6 filhos.
Já aposentado da carreira militar, vem para São Paulo em 1975 em visita a familiares. Seu primeiro aluno brasileiro, Augusto Leitão, ainda adolescente, o encontrou por acaso ao passar por uma floricultura destes familiares no bairro da Vila Mariana, onde o viu praticando Espada Tai Chi. O Mestre Liu gostou do país e da amabilidade dos brasileiros, logo começa a dar aulas de Tai Chi Chuan fixando-se no salão da Missão Católica Chinesa.
A coragem de iniciar já com quase 70 anos uma nova vida em um país tão distante e distinto do seu demonstram sua vitalidade e seu espírito jovial.
Casa-se no Brasil com Geni Chen em 1983. No mesmo ano funda na cidade de São Paulo o Instituto Pai Lin de Cultura e Ciência Oriental, onde além de oferecer seus cursos atende pacientes restabelecendo seu equilibrio energético através do Tui Na, da fitoterapia chinesa, e da prática do Tai Chi Pai Lin.
Em 1991 cria com a colaboração de Jerusha Chang a Associação Tai Chi Pai Lin, instrumento para ampliar a divulgação de seus ensinamentos e garantir a continuidade de sua transmissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário