segunda-feira, 8 de março de 2010


Mestre do Tao

Na introdução de seu artigo Mestres do Tao: tradição, experiência e etnografia (link entre as "páginas externas"), José Bizerril Neto destaca que: "A idéia de conhecimento no taoísmo baseia-se em uma noção pragmática: conhece-se por experiência pessoal corporificada o legado da tradição."

Assim, afirma que nas linhagens taoístas "as conquistas da longevidade, da saúde, da graciosidade, da vivacidade do espírito e da espontaneidade são índices de compreensão do Tao, de realização espiritual. O mestre literalmente encarna a sabedoria."

Falando especificamente sobre o Mestre Liu, Bizerril faz o seguinte depoimento: "Aos noventa e poucos anos, Liu Pai Lin era idoso, mas sem sinais visíveis de decrepitude: a pele e os músculos ainda firmes, as articulações e tendões flexíveis, os dentes em bom estado. Os olhos brilhantes transpareciam uma inteligência viva e rápida. Capaz de trabalhar por horas a fio como médico ou palestrante, aparentemente sem se esgotar. Parte de seu prestígio derivava daquilo que ele expressa constantemente pelo corpo."

O título de Mestre que Liu Pai Lin recebeu não se refere apenas ao seu trabalho de ensino ou ao grau de realização que atingiu nas práticas taoístas, é também um reconhecimento dado pelos mestres das linhagens a que pertence a quem assume de coração a missão de divulgar o conhecimento do Tao.

Um comentário:

  1. grata Nelson
    por se dedicar
    à divulgação do Tao,
    de grandes mestres,
    e de como é simples
    e objetivo
    o caminho!
    bastando apenas ter o coração puro
    e andar com a alma leve!
    *
    lucidez e paz!
    Zélle

    ResponderExcluir