quinta-feira, 11 de março de 2010

Durante a época em que serviu como militar, o Mestre Liu Pai Lin costumava receber e conversar com praticantes das diversas tradições espirituais e modalidades de artes marciais chinesas.
A vinda do Mestre Liu para o Brasil em 1975 e sua obra de divulgação do Tai Chi Chuan pode ser considerada como parte de uma diáspora que divulgou esta tradição por todo o mundo. Outros exemplos deste movimento são seus irmãos de treinamento (têrmo que significa que compartilham mestres) Mestre Ma Tsun Kuen (馬存坤), que em 1973 mudou-se para Buenos Aires, Argentina, e Mestre Cheng Man Ching, que em 1964 transferiu-se para Nova York, Estados Unidos.
O Mestre Liu Pai Lin recebeu em 1993 o título de Presidente de Honra da Associação Internacional de Tai Chi Chuan de Taiwan (ROC), diploma oferecido pelos famosos Mestres Yang Yu Zhen (楊玉振) e Wang Yen Nien (王延年).
[editar] Carreira Militar

Chiang Kai-shek inspecionando os cadetes da Academia Militar Huangpu (Whampoa).

Segunda Guerra Sino-Japonesa: Batalha de Changde (常德), em Hunan.
Na China ingressa aos 17 anos na Academia Militar de Huang Pu (黃埔軍校, pinyin Huángpŭ Jūnxiào), onde se forma com destaque em 1928, na 6ª turma desta renomada escola.
Na carreira militar atinge o posto de general, chegando a comandar 60 mil homens. Durante este período de sua vida procurou usar seus conhecimentos do Taoísmo para beneficiar seus comandados.
O Mestre Liu Pai Lin serve o exercito chinês durante um período de grandes conflitos. Desde 1937 China e Japão estão envolvidos na Segunda Guerra Sino-Japonesa, a guerra se prolonga na Segunda Guerra Mundial, e mesmo com seu término os conflitos continuam devido à Guerra Civil Chinesa, relacionada à Revolução Comunista liderada por Mao Tse Tung (毛澤東).
Esta experiência real de combate aprofunda sua compreensão de que numa era onde as batalhas são disputadas com armamentos modernos que vão de metralhadoras a bombas atômicas não faz sentido aprender o Tai Chi Chuan apenas para vencer um inimigo exterior.
Sofre sete grandes lesões em guerra, sendo as piores nos joelhos. Recupera-se através dos treinamentos taoístas que pratica diariamente.
Em 1948 é convocado por Chiang Kai-shek (蔣介石) a participar da retirada dos republicanos para Taiwan.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Liu_Pai_Lin#Carreira_Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário